Skip to content

Categories:

novo projeto

O Grupo Popular Pesquisa em Ação – GPPA, que surgiu após as manifestações de Junho de 2013, esta construindo um vídeo-documentário sobre as formas de resistência aos mega-eventos no Rio de Janeiro, uma forma de dar visibilidade internacional às violações até então ocorridas contradizendo os avanços sociais que os governos pregam como legado dos mesmos.

O grupo tem como objetivo difundir conhecimento e pesquisa do movimento para o próprio movimento (conforme o manifesto do grupo), criticando a abordagem clássica, conservadora, colonialista, autoritária, exclusiva, elitista e academicista da Universidade.

Para o grupo, a pesquisa não se aplica apenas para alcançar novos resultados, mas como um processo dinâmico de educação-formação, capacitação e crescimento coletivo na prática e na ação concreta. A base da pesquisa está no princípio da participação ativa, que começa a partir de uma formulação coletiva de objetivos, desenvolve-se de forma dinâmica, envolvendo os sujeitos envolvidos (no qual o grupo também é sujeito, sendo seus integrantes militantes dos próprios movimentos) e que juntos podem formular conhecimento útil na prática diária da revolução, pois o grupo preza pelo caminho de mão-dupla, o não clássico, ou seja, a prática e as necessidades dos movimentos construindo o conhecimento, onde somos alunos e professores ao mesmo tempo.

.
Projeto do vídeo:

O grupo pretende preparar um documentário com descrição e narrativa dos acontecimentos, utilizando testemunhos dos protagonistas e imagens históricas. O objetivo principal deste vídeo é narrar e analisar as práticas de resistência desenvolvidos contra a Copa do Mundo, no Rio de Janeiro. Esta análise será contextualizada sobre a coleta de testemunhos históricos cruciais, relatórios de toda a violência e os abusos que ocorrem devido a Copa.

O vídeo estará geograficamente centrada na área do em torno do Maracanã, uma das áreas em que as contradições do modelo de desenvolvimento vieram à luz caracterizando a Copa e o Estado como de Exceção, e onde surgiram várias estratégias de resistência.

Ao redor do Maracanã acontece a luta da Aldeia, da Favela do Metrô Mangueira, do complexo do Maracanã, do movimento Não Vai ter Copa.

Foi decidido usar um vídeo devido à sua eficácia e facilidade de distribuição. Pretendemos construir um material de base válido para exibições e debates em diferentes lugares do Brasil e de outros países (legendas em inglês serão incluídas na versão final).

.
Objetivos que o vídeo pretende responder são:

– Narrar e analisar o que aconteceu em torno do Maracanã. Construção de uma memória histórica.

– Analisar / compreender a realidade dos vários projetos que tenham implementado a resistência no bairro do Maracanã e suas propostas alternativas

– Mostrar o que são as praticas de resistência usadas

.
O vídeo está estruturado em torno de quatro blocos:

1. Introdução ao Maracanã, privatizações, especulação imobiliária

2. A resistência da Favela do Metrô Mangueira

3. Resistência da Aldeia Maracanã, batalha da educação na escola Friedenreich, e do centro esportivo Celio de Barros

4. O movimento Não vai ter copa

A entrevista vai durar até uma hora, será um local emblemático ao ar livre e será realizada na forma de diálogo.

Posted in Geral.