Skip to content

Categories:

Primeiro debate público organizado pelo grupo!

Grupo Popular Pesquisa em Ação convida para debate público sobre:

MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE NO RIO DE JANEIRO

Com a participação de:
Operação Pare o Aumento
Movimento Passe Livre – Rio de Janeiro
Fórum de Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro
GPPA – Grupo Popular de Pesquisa em Ação

Quando?
Quarta-feira 22 Janeiro 2014

Onde?
UERJ – Auditório 11/ 1° Andar

O Rio de Janeiro apresenta problemas cruciais de mobilidade urbana e transporte e deixa a população em péssimas condições: falta de um transporte seguro e de qualidade, alto valor da tarifa, longas jornadas de trabalho para motoristas e cobradores, poucas linhas em diversos pontos da cidade, barulho e calor nos ônibus etc. Há anos isso é motivo de protestos em todo o Brasil e, a partir de junho, tornou-se o ponto de partida para grandes manifestações.
As mudanças radicais na infra-estrutura que a cidade está sofrendo são para o benefício de poucos, empresários e governantes. Após o anúncio de aumento da tarifa, o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro recomendou ao prefeito que não o realizasse enquanto a auditoria do Tribunal não chega ao final. O prefeito afirmou acatar a decisão e, como resposta, os empresários do transporte ajuizaram uma ação buscando garantir seus lucros. Por outro lado, a população voltou às ruas, posicionando-se contra o aumento e defendendo o passe livre.
Diante disso, o Grupo Popular Pesquisa em Ação opõe-se a qualquer tentativa de aumento da tarifa e realiza estudos sobre as propostas apresentadas, objetivando pensar em soluções que atendam aos interesses da população. O grupo possui uma visão global sobre as questões de mobilidade e as possíveis soluções para a mudança, defendendo uma nova cidade que não seja subserviente à lógica do capital mas, sim, um espaço para relações mais justas e de solidariedade, com um transporte público, justo, acessível, livre, seguro, de qualidade e sustentável, controlado e administrado pelos trabalhadores e usuários.
Dada a complexidade do problema de transporte e sua natureza multidimensional, Grupo Popular promove um espaço de debate capaz de construir uma análise plural e multifacetada, considerando as posições dos vários grupos ativos na cidade. É fundamental que se discuta as diferentes propostas que têm sido apresentadas: projetos e planos para a reconstrução do metrô, o projeto de lei “Tarifa Zero”, a estatização, o passe livre etc.
Por meio do debate e da pesquisa coletiva, é possível pensar a construção de um sistema de transportes que atenda aos anseios e necessidades da população.

Posted in Evento, Geral.